terça-feira, 17 de julho de 2012

Charges: Uma arte dentro de um conceito?



Não poderia começar esse texto sem a velha pergunta: O que é uma Charge? Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens e é feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade ou de um gênero ou simplesmente da própria cultura pop.

O termo charge tem origem no francês "charger" que significa "carga". A primeira charge publicada no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como título "A campanha e o Cujo". Foi criada por Manuel José de Araújo Porto-Alegre, que dentre as funções exercidas na política e ensino, era também pintor e grande caricaturista.



As charges são muito utilizadas para fazer críticas de natureza política. São normalmente publicadas em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público. Para interpretar o significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos políticos nacionais e internacionais e o contexto de cultura de um povo.



Mas pensando de um modo mais simplista o que representaria uma charge nos tempos atuais? Na minha humilde opinião ela se torna mais um veículo de comunicação em massa, pois como uma arte, pode atingir massas e transformar de uma forma bem humorada a forma de pensar de um povo. Não de maneira radical, mais como um modelo de reflexão “superficial” dos fatos que estão acontecendo ao seu redor.

Algumas charges politicas tem o cunho de dar uma tapa com luva de pelica na cara de muitos pseudo intelectuais e esbofetear a massa pensante do país. No exemplo acima eu acho que os irmãos Caruso são mestres.

Há muito tempo no mercado de cartunistas brasileiros eles conseguem transmitir para as grandes massas de uma forma genial acontecimentos da politica nacional e fatos históricos ao redor do mundo. Sempre com muito bom humor e uma arte impressionante.



Entre os anos de 2005 e 2006, a publicação de 12 charges sobre o profeta Maomé, no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, causou muita polêmica e revolta na comunidade muçulmana. As charges foram designadas por "As faces de Maomé" e algumas mostravam a caricatura do profeta com uma bomba no turbante.

No fim a mistura de bom humor e arte sempre é uma boa pedida como ferramenta de reflexão. Um viva aos profissionais que fazem desse recurso uma forma de protesto ou simples mensagem contemporânea.

Fonte wikipedia; google images

18 comentários:

  1. kkkk,muito legal! gostei muito da imagem dos super heróis obesos ! kkkk

    ResponderExcluir
  2. charges são boas formas de se espressar, mas também acabam causando polêmica as vezes.

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse post. Charges é muito bom eu até colecionava charges porque gostava ,mas agora não leio mais jornal. Nossa pelo visto você gosta muito de rpg... Sabe me falar se o recém lançado DIABLO 3 é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom msm..agora é aquela coisa..é meio repetitivo..mais muito viciante..Recomendo..apesar de ser mais ligado em rpg de mesa

      Excluir
  4. chance eh bom... e uma delas pode fazer muita diferença

    ResponderExcluir
  5. minha vida está uma charge em preto e branco, hahahaha. rir pra não chorar.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o post. Algumas charges são muito criativas, boas, diria até polêmicas.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Charges é uma verdadeira arte e as políticas faz rirmos um pouco da caótica situação não só nacional , mas mundial .

    ResponderExcluir
  8. Charges é um meio muito ativo de fazer criticas e expor os problemas da sociedade de uma forma criativa, engraçada, porém, direta.


    Visita lá: www.aspirantenerd.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto de charges e gostaria de saber faze-las, mas sempre acabo me empolgando e entrando nos textos chatos e intermináveis! Triste, né?

    http://essasoueufalandosozinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. amo charges, é um jeito legal de tratar com humor situações verdadeiras

    ResponderExcluir
  11. Então, as charges são engraçadas e uma ótima saída pra falar a verdade de uma forma não tão séria.

    ResponderExcluir
  12. as charges é uma comedia só....hahaha...

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de charge, como professor sempre as uso em minhas aulas e também nas provas.

    ResponderExcluir
  14. Belo trabalho esse conceito!


    http://www.ziqzira.com.br/

    ResponderExcluir

Sou preguiçoso 25 horas por dia. Pois é, ando fazendo horas extras.
Apesar disso, além de mim seja rico ou pobre, todo preguiçoso é um cretino. Lembre -se disso antes de comentar neste lugar fétido e conspurcado...