terça-feira, 12 de maio de 2009

A um passo da escuridão

Sou uma daquelas pessoas que preferem uma conclusão terrível a uma dúvida sem fim. Trocando em miúdos: não consigo me enganar. E o auto-engano, às vezes, tem lá suas vantagens, sobretudo quando você não pode mudar uma situação que pede que engane a si mesmo.

Uma situação como a política no Brasil, por exemplo. Sabem, andei tendo uns pensamentos tenebrosos. Voltaram-me à mente algumas coisas que andei conversando com gente talvez mais preparada do que eu para entender a realidade do país hoje. E essa lembrança me foi aterradora.

Quanto significa termos colocado 3 ou 4 centenas de pessoas diante da Folha de São Paulo em 7 de março último, ou 4 ou 5 centenas na Praça dos Três Poderes na semana passada, se o Brasil está dependendo de que não se eleja presidente da República o candidato tucano-pefelê-midiático?

E o que é pior: lembrem-se de que, se José Serra se eleger presidente da República daqui a um ano e meio, é quase certo que ele e seu grupo político ainda por cima também governem São Paulo.

Acabou, pessoal. Esqueçam do Brasil. Eles venderão até o sal do pré-sal, a Petrobrás, o Banco do Brasil e, muito provavelmente, em dois ou três anos acabarão com todo e qualquer direito trabalhista em prol do “livre mercado”, da “livre negociação entre patrões e empregados” etc.

Ou não foi isso que vocês ouviram essa gente dizer na Folha, no Estadão, na Globo, na Veja e no resto todo durante todos esses anos?

Então...

Sabem quem nos separa disso tudo? Um homem. Um único homem. Ele não tem instrução formal. Fala errado. Já é um sessentão. É gorducho. Tem o perfil exato para sofrer um enfarto. E é ele que nos separa da escuridão no Brasil. Se morre, estamos fritos. O país todo.

Ele pode manter as feras do lado de lá das grades... Talvez. E só talvez, creiam-me. Pode ser que nem ele. Mas, com ele, temos uma chance.

Lula pode eleger Dilma Rousseff? Pode - e talvez não possa... Mas pode, tem chance. Só que é muito pouco. Nós não podemos... Um país não pode depender de um único homem. Algo está errado. Toda esta luta, e se Lula batesse com as dez estaríamos fritos. A mídia tornaria José Serra a reencarnação dele na Terra. Daqui a um ano e meio.

Não? Será? Vocês vêem as teses que eles sustentam? Não colam? Colaram em São Paulo e em todas as grandes capitais no ano passado. Com Lula e tudo. Se não tivesse Lula... Não seria no Brasil inteiro?

Não me olhem assim; foi uma pergunta. Eu mesmo não sei. Pode ser que não, mas eu temo que sim. Não tenho certeza, mas temo.

Um país neste estágio de desenvolvimento não pode estar separado por um único homem desse bando de gangsters que estão falsificando documentos contra pessoas, publicando em capas de jornais e nada lhes acontece, ou desses que violam todos os trâmites jurídicos e põem um bandido na rua na cara de todo mundo e dizem que não dão ouvidos ao “sujeito da esquina”.

Outro que a mídia quer destruir disse que estava se lixando para a “opinião pública” e ela o transformou no maior criminoso da história. O homem que ela tem para chamar de seu diz que não dá bola ao “sujeito da esquina” e é “diferente” porque ele não tem que dar bola a ninguém por ser juiz. Não é um funcionário público, é um deus, entendem?

Então, estamos ferrados. Eles já fazem praticamente tudo que lhes dá na telha com Lula e tudo – e ele sendo aprovado por setenta, oitenta por cento da população. Sem Lula...

Repeti a tese, aí em cima, porque ela me parece absurda. Inconcebível. Em contrapartida, não gosto de me enganar, tive que olhar o precipício, ele está perto, fiquei desesperado e morrendo de medo e não tenho a menor idéia do que fazer para mudar isso. Essa é a minha situação. Sinceramente falando.

Não temo por mim, mas pelos filhos dos meus filhos, que ainda não aprenderam a se defender como ensinei seus pais. O futuro deles está ameaçado, e só o que me parece poder defendê-los é impedir que essa gente venda tudo que o Brasil amealhou nestes anos todos. E eles venderão, se chegarem lá. Já fizeram uma vez e estão babando para fazer de novo.

Então, sei lá... Acho que vou dormir e ter um pesadelo, acordar suando e levantar puto da vida nesta terça-feira. A menos que a insônia venha e, no meio dela, alguma coisa me ocorra. Torçam por mim.



PS: no fim do dia volto aqui para dizer o que deu...



Escrito por Eduardo Guimarães


Para Pensar e Refletir...

7 comentários:

  1. É pode se dizer que eu estou refletindo a respeito disso...e apesar do texto ser extenso é bastante proveitoso para a atual politica que esta se dando no nosso país...

    é isso vamos deixar o blog movimentado...

    vlw!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito poder votar no Enéias novamente, mas... rs
    Bem, o negócio está bem feio para as próximas eleições, não é mesmo?!
    Vamos ver o que vai acontecer...
    Mas em José Serra eu nào voto má nem morta! hahaha

    Parabéns pela iniciativa!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do Lula.

    E odeio o Collor.
    Rs!

    Não sou de discutir política porque não me informo tanto a ponto de ter "material" para discutir, mas tem uns que fala sério, está estampado na cara que são ladrões e a galera gosta deles.
    Cada país tem o governo que merece no final das contas...e num país ignorante desse...cheio de gente miserável que fica aloprando o nosso presidente chamado-o de ignorante... ninguém olha pro próprio rabo.

    Eu tenho medo que o Collor tenha bastante poder de novo... e já está tendo um considerável...

    ResponderExcluir
  4. Então, sei lá... Acho que vou dormir e ter um pesadelo, acordar suando e levantar puto da vida nesta terça-feira. A menos que a insônia venha e, no meio dela, alguma coisa me ocorra. Torçam por mim.


    sabe...vc encerrou como eu encerraria!!
    adorei...obrigada pela visita ao meu blog!!
    e obrigada pelo elogio.vc é um cavalheiro!!
    vou seguir teu blog!!


    sabe...vc encerrou como eu encerraria!!!
    obrigada pela visita..
    vou seguir teu blog..
    obrigada pelo elogio!!

    ResponderExcluir
  5. desculpa..problemas com o internet explorer!!
    ;p

    ResponderExcluir
  6. sem pró assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem conectividade...kkkk!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jefferson, muito obrigada pelos comentários, gostei muito do seu blog e tou seguindo viu? Sempre que der passa no meu. Abração.

    ResponderExcluir

Sou preguiçoso 25 horas por dia. Pois é, ando fazendo horas extras.
Apesar disso, além de mim seja rico ou pobre, todo preguiçoso é um cretino. Lembre -se disso antes de comentar neste lugar fétido e conspurcado...