segunda-feira, 13 de abril de 2009

Star Trek: O filme - Uma resenha


Em maio deste ano será a estreia do novo filme da consagrada Série Star Trek. Star Trek, ou Jornada nas Estrelas como conhecem alguns é a criação do roteirista e produtor Gene Roddenberry que fez a série com baixo custo. Para se ter idéia um episódio custava em média meio milhão de dólares, a Série Roma, a mais cara a ter ido ao ar custou 100 milhões de dólares. O filme pelo menos vai ser um bocado mais caro.

O que se deu para entender do trailer do filme é que se trata da juventude do famoso Capitão Kirk e como chegou ao comando da nave da Federação, a USS Enterprise.

O Capitão James T. Kirk foi é o mais jovem da Frota Estelar e com uma destacada folha de serviços. O filme com certeza tratará dessa situação, o conflito de ser um jovem com tanta responsabilidade sobre uma nave. Kirk recebeu as mais importantes comendas e distinções da Federação de Planetas. Natural do Planeta Terra seu sucesso não foi conquista fácil. Quando assumiu o comando da USS Enterprise aos 29 anos, já havia sido ferido 3 vezes e alguns de seus feitos já estavam gravados nos anais de honra da Frota. De natureza independente é um militar por formação e um explorador e diplomata por vocação. Quem irá interpretar o Capitão Kirk é o ator Chris Pine. Na série clássica Kirk foi interpretado por Wiliam Shatner.

Kirk aparentemente, pelos trailers, tem um conflito com o outro personagem, talvez mais famoso que o próprio capitão, o oficial de ciências Spock. Filho de um vulcano e uma terrestre, Spock possui uma mente extremamente analítica. Recebeu a educação de um vulcano, treinado em lógica, computação e controle das emoções. É devotado à ciência e guiado pela lógica, base filosófica de seu povo. Fisicamente é mais vulcano que terrestre: seu sangue, baseado em cobre, é verde e tem pulsação média de 242 batimentos por minuto. Possui uma extraordinária força física e grande resistência à dor. Possui capacidade telepática e a capacidade de imobilizar um homem através do famoso “toque de vulcano”. Além do mais Spock, pela série clássica já fazia parte da Enterprise, exercia o mesmo posto sob o comando do Capitão Pike antecessor de Kirk. Quem irá interpretar Spock é Zachary Quinto também famoso pelo personagem Sylar da série de tv Heroes. Na série clássica Spock era o ator Leonard Nimoy.

Posso estar profundamente enganado, mas pelo que pude ver, o inimigo enfrentado pela Enterprise e sua tripulação é um Romulano. É estranho pois pela série a Federação não tinha idéia da forma física dos Romulanos, quem descobriu isso foi o próprio Capitão Kirk, mas o mesmo já tinha anos de comando na Enterprise. Os Romulanos travaram uma guerra com a Federação. A Guerra foi fatídica para ambos os lados. Como as batalhas foram travadas apenas em naves espaciais sem que se fizesse prisioneiros de ambos os lados a Federação nunca soube como era um Romulano, isso se deveu ao fato de as naves não terem ainda comunicação por imagem de nave a nave, apenas áudio. Com o fim da guerra sem vencedores praticamente, foi estipulada a Zona Neutra, linha imaginária no espaço em que dividia o território espacial sob influência da Federação e do outro lado da Zona seria o Espaço do Império Romulano. Os Romulanos são aparentados com os Vulcanos, provavelmente colonos esquecidos nos confins do espaço que esqueceram dos ensinamentos de lógica mas muitos avançados tecnologicamente, suas naves chamadas de Naves de Rapina tinham dispositivos camufladores capazes de tornar a nave completamente invisível seja visualmente falando ou através de sensores.

O filme com toda certeza, para os fãs da série e dos outros filmes, será sem dúvida magnífico e repleto de efeitos especiais dignos dos filmes atuais de ficção. A estrela do filme será como sempre a nave USS Enterprise. A United Space Ship Enterprise, astornave da classe Constitution foi lançada em 2188. Sob o comando de Kirk ficou famosa em toda galáxia, tornando-se símbolo da Frota Estelar. Viajam à bordo da nave 430 pessoas, sendo 43 oficiais e 387 tripulantes. Com aproximadamente 1/3 de membros femininos. Sua velocidade de cruzeiro é feita em dobra seis (216 vezes a velocidade da luz). A de emergência é feita em dobra oito (512 vezes a velocidade da luz). Tem 400 torpedos de fóton e 3 bancos de phasers, com enorme poder de fogo. Todo sistema de propulsão e armazenamento de energia é alimentado por cristais de dilithium. Casco composto por titânio e alumínio transparente. Tem 302 metros de comprimento, 140m de diâmetro, 71m de altura e 21 andares.

Quem estiver esperando um filme só de ação pode se enganar. Vai haver ação, mas a série é famosa pela inteligência dos episódios e as indagações que deixa nos telespectadores, fato seguido em todos os filmes também. Mas é absolutamente imperdível só pela própria fama da Série. Programa imperdível para fãs e até para quem não é.

6 comentários:

  1. sou fâ d cinema mas esse star worrions ta meio passado ja

    ResponderExcluir
  2. tá bom Iêdo eu irei assistir..naum esquenta que apesar de eu naum ser fan como pseudo-nerd naum vou perder...


    vlw!!!

    ResponderExcluir
  3. muita gente ouve falar desse filme e nem sabe do que se trata
    eu mesmo nunca assisti ooHaoihAohOIA
    e também nem curto filmes tão fictícios assim :D
    o post tá legal, parabéns!

    :)

    ResponderExcluir
  4. eu não curto guerra na estrelas e nem nada do tipo ... mais se vc souber de novidades sobre os filmes HOMEM ARANHA .. me avisa?

    ResponderExcluir
  5. Desculpa, mas nao tive mtu saco pra ler tudo o que vc escreveu XD .. nao sou exatamente fã de filmes assim xDDDD

    http://sexdrops.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Você vai ver quando lançarem o filme: "Super-Cury e as baleias - se não der pra salvar nóis come."
    Se até Os Trapalhões fizeram vários filmes..porque não eu...

    Abração e parabéns pelo blog..

    Para o álcool e avante...

    ResponderExcluir

Sou preguiçoso 25 horas por dia. Pois é, ando fazendo horas extras.
Apesar disso, além de mim seja rico ou pobre, todo preguiçoso é um cretino. Lembre -se disso antes de comentar neste lugar fétido e conspurcado...