
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC)como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação.
Conceito
O RPG é um jogo pouco convencional quando comparamos aos jogos habituais. Em um teatro, os atores recebem seu guião (ou "script"), o conjunto de suas ações, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber e fazer. Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras onde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus adversários - cada partida é única, já que é impossível prever seus movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.
Um Jogo
Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma história, e deve ser interpretado assim como fazem os atores. Diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questão.

O segundo tipo de jogador é o narrador, mestre ou GM (Game Master). Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura - que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Enquanto o jogador tem uma atuação assemelhada àquela de um ator de teatro, o narrador seria o diretor e roteirista, aquele que define o cenário, figurantes, ambiente e tudo mais. Por isso mesmo, o narrador é aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo, normalmente seguindo um sistema de regras pré-determinado que o ajudará com os eventuais problemas e dúvidas que venham a surgir. Apesar do narrador seguir as regras de um sistema, ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema facilita esse processo e evita arbitrariedades.
Diversidade
Dentro desse mundo amplo também existe uma organização de pessoas que formam uma rede intricada por terem o mesmo hobby e os mesmos gostos, isso logo implica em reuniões de jogadores de mesas diferentes e de sistemas diversos ou simplesmente de curiosos. Um desses encontros acontece em Campina Grande todos os anos no periodo de carnaval. Nele é possível que os jogadores possam interagir, jogar cardgames, boardgames (jogos de tabuleiro), e participar de diversas atividades entre elas os “lives” que são um aprofundamento da interação dentro de um sistema de jogo com caracterização dos jogadores e interação fisica... Lembrando sempre que em nenhum jogo existe a permissão para portar armas ou objetos cortantes ou qualquer coisa que possa prejudicar a saúde e integridade fisíca dos jogadores.
Veja algumas fotos do evento da rainha da Borborema.
![]() |
Participantes do live de mafia (La Famiglia) |
![]() |
Jogadores se confraternizando depois de mais um dia de evento |
![]() |
Pessoal da Confraria que organiza o encontro de jogadores de rpg campina grande |
Crédito: João Pires
Fonte: Wikipedia e fórum do rpg brasiliense
Cara. Eu não gosto de jogar RPG. Mas tenho amigos que jogam e os respeito.
ResponderExcluirOlha eu adoro RPG e já fiz jogo ,porem amador. Esses jogos são muito bom eu já joguei ragnarok e é um jogo que é muito bom ,porem pena que não é totalmente traduzido. Os jogos de RPG são envolventes, você aprende coisas jogando, interpreta o personagem e tudo mais... O último que eu fiz tive que pegar várias imagens, sons mind, sons de efeitos, elabora textos, passagens ou bônus secretos só parei de fazer porque é muito trabalho para um e em caso da comunidade é rui mesmo as pessoas dando calote por isso não incentivo comentando em quem dar calote... Excelente post e vejo que o blog mudou um pouco agora está com imagens de RPG e imagens sensacionais... Incluindo a letra de baixa muito refletiva!
ResponderExcluirJá joguei bastante RPG on-line, daqueles de fóruns, sabe? Tudo na base da escrita. Gostava bastante! Já com os de mesa não me dei muito bem. Sou meio travada pra "incorporar" o personagem ao vivo, hahaha. :/
ResponderExcluir:*
http://hey-london.net
que isso Mylla..tem gente q é travado mas com tempo se acostuma mais o importante é a diversão..acima de tudo...XD..
ResponderExcluirHAHAHA, pois é, acho que preciso arriscar outra vez! Tenho um grupo de amigos que vive se encontrando pra jogar. Um deles até me chamou pra jogar uma partida que ele ia mestrar, mas a faculdade não anda me dando trégua. XD
ExcluirSeguindo e comentando.
ResponderExcluirSou jogado...
Apareça lá.
Retribuo sempre.
Não curto muito games... Mas legal o post, bem informativo...
ResponderExcluireu particulamente nao curto! mas meu marido adoraaaa
ResponderExcluirRPG é o melhor jogo que tem para se jogar como eu disse se aprende muita coisa com o jogo e da até vontade de viver nesse mundo virtual totalmente lindo!!!
ResponderExcluirPois é é isso ai..rpg é muito bom..jogo muito bacana..e alem de tudo um bom hobby
ResponderExcluirhttp://novalexandrianet.blogspot.com
ResponderExcluirblog sobre varios assuntos acessem!!
quer ganhar uns trocados com seu blog??
entre em contato comigo
vale a pena de verdade, so tem q ter dedicaçao
nao é brincadeira galera é serio
qualquer coisa me mande um e-mail
blognovalexandria@hotmail.com
Até hj não entendia o por quê do facínio de algumas pessoas pelo RPG, agora entendi. É algo bem interessante. Muito boa as informações.
ResponderExcluirabraço,
www.todososouvidos.blogspot.com
Jogar Rpg para mim foi uma das atividades mais prazerosas e divertidas que tive , faz tempo e eu ainda tenho saudade . Sempre preferi mestrar e era ótimo . Mestrei um Rpg diferente chamado Castle Falkestein , passado na Era Vitoriana . Excelente Post , me fez ter recordações ótimas ...
ResponderExcluirhttp://andyantunes.blogspot.com/
Andy...castelo falkenstein é realmente muito bom..joguei muito..gostava bastante..
ResponderExcluiro melhor tipo de rpg que eu acho é o RPG de mesa
ResponderExcluirinventei uma nova modalidade de rpg aqui na minha cidade, mas pouca gente topou fazer parte
ResponderExcluirhttp://hypernovarock.blogspot.com/
Nunca fui muito fã de jogos. Mas adorei o blog.
ResponderExcluirhttp://somethingaboutbooks.blogspot.com tá rolando promoção de GOSSIP GIRL, participe e concorra a primeira temporada completa!
nunca joguei um jogo de rpg....mas eua cho muito da hora....tenho vontade de jogar...
ResponderExcluirIxx..gosto não.
ResponderExcluirMas realmente, são muitos os adeptos.
Hey, parabéns pelo blog.
Bjos da Cléo.
http://vejoporai.blogspot.com/
Olá =)
ResponderExcluirTudo bem?
Já estou seguindo
Beijos
http://www.girlsupimpa.com/
Parece ser um time que leva a coisa muito a sério.
ResponderExcluiré como disse antes é um hobbie..as vezes por demais levado a serio..como em alguns casos cifras passam dos 50 milhões aproximadamente(faturamento da linha d&d ano de 2009/2010)
ResponderExcluirComo não entendo nada disso, não vou comentar besteira. Então... sucesso no blog, parabéns !
ResponderExcluirrs
Diogopensamentos.blogspot.com
Que saudade de jogar Magic a tarde toda com os amigos e Final Fantasy a noite toda no Playstation! kkkkk
ResponderExcluirSempre tive curiosidade em saber mais sobre do que realmente se trata o RPG, e seu post esclareceu muita coisa. além disso sempre tive vontade de participar.
ResponderExcluirabraço,
www.todososouvidos.blogspot.com