terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Harriet Vanger desapareceu 36 anos atrás sem deixar pistas na ilha de Hedeby, um local que é quase propriedade exclusiva da poderosa família Vanger. Apesar da longa investigação policial a jovem de 16 anos nunca foi encontrada. Mesmo depois de tanto tempo seu tio decide continuar as buscas, contratando o jornalista investigativo da revista Millennium, Mikael Blomkvist, que não está em um bom momento de sua vida, enfrenta um processo por calúnia e difamação. Mas, quando o jornalista se junta a Lisbeth Salander, uma investigadora particular nada usual, incontrolável e anti social, a investigação avança muito além do que todos poderiam imaginar.


Mistério...essa é a palavra que torna um best-seller melhor do que os outros? Em primeiro lugar, a falta de  evidências e o formato de escrita desse autor é o que faz de seus livros diferentes e por que não dizer único. Em segundo, personagens que ao mesmo tempo são caricatos e movidos em varias dimensões diferentes, complexos e sombrios, esquisitos e impulsivos.

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres", do jornalista sueco Stieg Larsson, é um livro envolvente que prende você as páginas com dinâmismo e uma fluência sem iguais. O livro que virou best seller e ja foi lido por um em cada 4 habitantes de seu país virou mania no mundo e já está com lançamento para o cinema.

 A história dizem ter elementos autobiográficos. Tal como Larsson, que foi editor da "Expo", uma revista de ativismo politico contra os poderosos de seu país e racistas, Mikael Blomqvist, personagem principal, é o jornalista responsável pela "Millenium", revista claramente de esquerda, que atua denunciando os mandos e desmandos das grandes corporações financeiras. Nada mais justo,uma vez que steg sempre lutou contra o racismo e a direita predominante.

Na história Blomqvist é acusado "injustamente" de caluniar um  magnata  sujo numa reportagem, Blomqvist é obrigado a sair de cena. ..até o industrial Henrik Vanger o contratar para uma missão que parecia inútil: descobrir o que aconteceu com uma sobrinha desaparecida há 40 anos. Vanger acredita que ela foi assassinada.
O jornalista muda-se para a ilha onde vive a disfuncional dinastia Vanger, cujos integrantes parecem uma pintura renascentista. Inesperadamente, ganha a ajuda da jovem e surpreendente Lisbeth Salander.

Juntos, os sombrios e complexos investigadores chegam perto de solucionar o mistério, até que um gato esquartejado amanhece em frente à cabana em que estavam hospedados. Daí em diante o livro ganha contornos tétricos e violentos, em que sexo e crueldade se misturam, e as mulheres, como o título indica, são as maiores vítimas.

Stieg Larsson


"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é o primeiro título de uma série que o autor deixou antes de morrer. O 2º livro "A menina que brincava com fogo"e "A Rainha do castelo de Ar" completam a trilogia. Larsson entregou os três primeiros volumes à sua editora pouco antes de morrer subitamente, aos 50 anos, em 2004.

Uma obra para quem aprecia boa literatura.

O filme feito em holywwod chega aos cinemas nacionais agora em 2012,e conta com daniel craig e rooney mara nos papeis. O trailer passa bem o clima do livro...confiram:
A estr[eia esta prevista para 27 de janeiro.


10 comentários:

  1. Comecei a ler o livro esses dias, tou gostando!
    Vamos ver como vai ser o filme.

    ***
    Escrevo pro: http://cafedefita.blogspot.com/
    (Patrícia Araújo - Colaboradora)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog... show de bola!

    Entre no meu depois se gostar clique em curti e deixe um comentario!

    Abraço,
    PREGUIÇA ALHEIA.
    _________________________
    http://www.preguicaalheia.com

    ResponderExcluir
  3. eu tô com muita vontade de ver o filme que será lançado, mas não sei se deveria ler já que não faz muito meu tipo

    ResponderExcluir
  4. otima dica manolo!

    www.cuchila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é interessante encontrei na comunidade
    • Blogger Blogspot Divulgação

    estou seguindo o seu..peço que me de uma ajudinha no meu blog novo e siga o meu tbm tá!


    http://memoriasdefigliaperduta.blogspot.com/

    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Olá :)

    E esse foi, de longe, meu filme favorito do ano!
    Que venha o segundo #anciosa

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. O filme é muito bom, estou com vontade de ler o livro e espero ansiosamente pelo segundo filme!

    ResponderExcluir

Sou preguiçoso 25 horas por dia. Pois é, ando fazendo horas extras.
Apesar disso, além de mim seja rico ou pobre, todo preguiçoso é um cretino. Lembre -se disso antes de comentar neste lugar fétido e conspurcado...